quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entrevista aos fotógrafos NJmattos


Tive o prazer de realizar uma entrevista aos fotógrafos NJmattos, dois irmãos com uma paixão em comum, o gosto pela fotografia.

Esta equipa é sem dúvida uma lufada de ar fresco, cheia de ideias revigorantes e inspiradoras .

Fotografam com o coração e conseguem registar a cada click gestos, emoções e sentimentos que ficarão para sempre eternizados!

Aventureiros por natureza, não têm medo de arriscar no que acreditam e surpreender o mercado fotográfico com as suas ideias!


Sigam a entrevista:

1 – Fotografar sempre foi o vosso sonho?

Fotografar corre-nos no sangue que já vem dos nossos antepassados. O nosso avô paterno era um amante de fotografia e deixou-nos umas relíquias com as quais ele fotografava há mais de 50 anos atrás.

Sempre tivemos um enorme gosto pela fotografia de Retrato e por acréscimo fotografia Social. Por outro lado sempre fomos fascinados pela vertente de paisagem (natural e urbana).
O mais engraçado é muitas das vezes conseguirmos conciliar esta paixão da Natureza com os nossos casais, mesmo que para isso tenham que “congelar” alguns segundos para se conseguir a correta exposição.


2 - Como caracterizam o vosso estilo?

Achamos ter um estilo muito próprio. Temos inclusive o objetivo de empregar em cada trabalho que realizamos uma ideia única e inovadora. Relativamente ao nosso estilo, abordamos um misto entre foto-reportagem e um conceito novo que andamos a explorar, designado por Fashion Wedding.


3 - O que tem de especial para vocês serem fotógrafos de casamentos?

Tem de especial estarmos presentes nos momentos mais importantes da vida de duas pessoas e registar esses momentos que serão relembrados para todo o sempre. Ao mesmo tempo de podermos viver todas estas emoções temos sempre um sentido de responsabilidade do tamanho do mundo.




4 - A fotografia de casamento exige muita criatividade para não ser apenas mais uma foto. Onde se inspiram?

Nos noivos. A nossa inspiração vem de imensas fotos que devoramos diariamente. Estudamos muito os noivos e como já foi referido, tentamos em cada trabalho dedicar uma foto que seja única e que diga respeito a quem teve o prazer de ser fotografado. Temos imensas histórias, desde termos levado uma melancia para um casamento passando por termos levado um cadeirão com almofadas em plenas dunas da praia da Comporta. Como estas há outras histórias exclusivas que identificam "aquele" casamento.


5 - Qual foi o momento mais marcante da vossa carreira?

O momento mais marcante na nossa carreira penso que não conseguimos eleger apenas um. Nunca mais nos iremos esquecer da primeira sessão fotográfica que fizemos e depois o primeiro casamento; teremos que destacar a viagem a Londres onde fotografamos 12 casais numa enorme “overdose” de fotografias envolto num imenso aparato à volta dos casais que levámos connosco. Foi sem qualquer duvida um momento muito marcante.


6 - O que os levou e os leva a organizarem a “Brides Parade”?

"Brides Parade" não é o termo correto para designar este tipo de aventuras pelo mundo fora, não se trata de um desfile de noivas, gostamos de pensar que é um LOVE IN... porque os casais são fotografados individualmente, pois embora surjam com naturalidade amizades dos grupos que são formados, o que os casais querem mesmo é tirar "aquela" fotografia a dois para depois poderem ter uma moldura lá em casa.

A ideia surgiu das imensas conversas que os manos têm diariamente sobre fotografia sob forma de preencher aqueles meses de Inverno que são muito longos e partiu do nada. Pensámos inicialmente em levar apenas 4 casais, depois 6 e quando demos por nós tínhamos 12 casais que foram atrás desta aventura.

Atualmente temos organizada a Love in…Paris, a Love in... Veneza, ambas em Outubro de 2012, e um ano mais tarde a Love in… New York. De salientar que temos casais em lista de espera para cada uma 3 das sessões. Neste momento e para sermos muito sinceros, já nos sugerem determinados locais por esse mundo fora, por exemplo a Austrália.

 7 - Sei que já têm várias “Brides Parade” agendadas, o que os leva a voltar a viver tudo novamente?

Um dos objetivos das sessões LOVE in... é tentar proporcionar umas fotos diferentes em locais que ninguém pensava ir um dia,  quanto mais ser fotografado. Depois dá-nos um enorme prazer organizar as viagens. Ambos adoramos viajar, todos os pormenores são pensados ao ínfimo detalhe para que nada falte. Por exemplo a próxima viagem a Paris, estamos a organizar ao minuto, sabemos que é sempre difícil cumprirmos com o planeado mas uma boa organização é meio caminho andado para o sucesso, o resto temos que deixar para os casais que estão muito motivados e recetivos a todas as nossas solicitações. É nas doses de alguma loucura que se conseguem registos digamos que diferentes daquilo que é habitual, se calhar isto que acabámos de dizer define um pouco o nosso estilo.



8 - Como foi a aceitação por parte do público?

A aceitação tem sido muito positiva, nunca pensámos que a nossa visão chegasse tão longe.

Temos imensa pena em não podermos estar em todos os trabalhos que diariamente nos são propostos. O nosso “Verão” começou em Janeiro e agora a partir de Maio até Novembro não vamos ter descanso.

9 - Qual é o vosso maior desejo enquanto fotógrafos?

Desejamos continuar a ter a aceitação que temos tido até aqui, sabemos que depende muito da nossa evolução e acompanhamento das novas tendências. O resto vem por acréscimo.

Em termos pessoais, gostávamos muito que a marca NJmattos Photography passasse mais para além fronteiras. Somos uns apaixonados por fotografia e queremos continuar a evoluir trabalho após trabalho nunca pensando que sabemos tudo.

10 - O que é que os noivos podem esperar de novo quando os contratam?

Podem esperar um sentido de responsabilidade muito grande. Não existem dois casamentos iguais. Ajustamos as nossas ideias a cada trabalho que somos contratados como sendo um trabalho único. Podem esperar profissionalismo e  muito empenho que o dia do seu    casamento possa ser lembrado para sempre…

11 - Completem a frase: Para podermos fotografar somos capazes de….

Ir até ao fim do Mundo para conseguirmos aquela foto.


Obrigada NJmattos pela vossa simpatia e disponibilidade e por partilharem um bocadinho dos vossos sonhos connosco!



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...