Entrevistas

Entrevista ao fotógrafo José Raposo

Criatividade, atenção aos detalhes e muitas referências. Este é o segredo do sucesso do fotógrafo José Raposo, considerado um dos melhores fotógrafos de casamento e moda do país.
A capacidade que tem para captar momentos e emoções que merecem ser eternizadas é inigualável.
É na pequena Vila de Sátão pertencente ao distrito de Viseu que tem o seu estúdio, José Raposo Fotografia, onde podemos contemplar o seu trabalho.
A José Raposo Fotografia é constituída por um equipa jovem e dinâmica de fotógrafos que se dedicam a esta arte de alma e coração, trabalhando pelo prazer de fotografar

Acompanhem a entrevista:
1-Sempre quis ser fotógrafo?
Por acaso não, comecei a trabalhar aos 12 anos para poder dar apoio financeiro à minha mãe.
Foi num estúdio de fotografia na minha terra natal em Castro Daire que iniciei esta minha paixão que foi crescendo com os anos.
2-Como caracterizam o vosso estilo?
Fotografamos com o coração, este é o melhor estilo que pode existir.


3-O que tem de especial para si ser fotógrafo de casamentos?
O mais especial é sem dúvida o privilégio de conhecer pessoas novas todos os dias e criar laços de amizade para a vida.




4-A fotografia de casamento exige muita criatividade para não ser apenas mais uma foto. Onde se inspiram?
Inspiramo-nos nas próprias pessoas, nos próprios casais que compartilham connosco momentos que são sem dúvida eternos.
5-Qual o trabalho que lhe deu mais “gozo” fazer?
Todos os trabalhos nos dão especial satisfação, já que todos são diferentes, as pessoas não são iguais e no dia do casamento existe sempre algo de mágico no ar…felicidade. Para nós poder disfrutar de tais sentimentos é um verdadeiro privilégio.

6-As vossas deslocações são a nível Nacional, Internacional ou ambas?
Sempre tivemos muito trabalho nos mais variados pontos de Portugal, no entanto há alguns anos para cá o nosso trabalho estendeu-se para alguns países, facto esse que nos dá motivo de grande orgulho.


7- O que é que o noivos podem esperar de novo quando os contratam?
Empenho, dedicação e acima de tudo muita alegria J.
8-Complete a frase: Para poder fotografar sou capaz de…..
…….Amar.




José Raposo mais uma vez obrigada pela simpatia e por partilhar connosco o seu trabalho que nos faz deliciar os sentidos...

Entrevista ao fotógrafo Rodrigo Vargas

Rodrigo Vargas é um fotógrafo freelancer amante da fotografia espontânea.  
A profissão de freelancer cresceu muito nos últimos anos e o trabalho está sendo muito valorizado por empresas do ramo.

Dono de um estilo próprio na hora de fotografar, já tem a admiração de vários profissionais na área.

Rodrigo Vargas é sem dúvida um nome a memorizar!


Sigam a entrevista:

 1- Sempre quis ser fotógrafo?

Não, a fotografia até surgiu algo tarde, já na era digital, uma vez que até aí sempre tive poucas oportunidades para experimentar a fotografia. Mesmo depois do interesse surgir de uma forma muito vincada, demorei ainda bastante tempo até pôr a fotografia como hipótese profissional, pois penso que profissionalmente vai ser uma profissão com cada vez mais altos níveis de oferta e logicamente de exigência por parte do cliente. Não gosto de dar passos maiores que as pernas e portanto tenho tido um percurso cauteloso mas ambicioso também.

2 - As suas deslocações são a nível nacional, internacional ou ambas?

Estou disponível para a realização de reportagens por qualquer parte do país ou mesmo a nível internacional, ainda que para deslocações maiores tudo tem de ser devidamente planeado para que a distância não possa constituir qualquer entrave ao bom desempenho da minha actividade.

 3- Como caracteriza o seu estilo?

Desde cedo, quando comecei a fotografar de uma forma mais séria, que rapidamente identifiquei que aquilo que mais me agrada é fotografar pessoas.
Pessoas de todos os tipos, a fazer as coisas mais banais em locais por onde passem todos os dias.
Para mim a fotografia sempre foi isto, o registo do espontâneo e a aproximação aos outros.
Desta forma a reportagem surgiu de forma bastante natural, primeiro ao nível de cobertura de eventos musicais e actualmente também ao nível da reportagem de casamento.


4 -O que tem de especial para si ser fotógrafo de casamentos?

Na fotografia de casamentos dão-me liberdade para fazer aquilo de que mais gosto, poder captar as expressões, os momentos que sirvam para no fim se conseguir contar uma história que permita recordar todos desenvolvimentos daquele dia tão especial para os noivos, familiares e amigos mais chegados.








5- A fotografia de casamento exige muita criatividade para não ser apenas mais uma foto. Onde se inspira?

Considero esse um ponto essencial a qualquer pessoa que queira ter sucesso nesta área.
É fundamental estar a par do que melhor se faz tanto em Portugal como lá fora. Já existe grande quantidade e qualidade de trabalhos divulgados nesta área o que não só serve para elevar os padrões do cliente como também para inspirar qualquer profissional da área.

 6 - Qual o trabalho que lhe deu mais "gozo" fazer?

Tenho de destacar a experiência no London Brides Parade 2011, através da empresa NJmattos photography, a quem deixo o meu profundo agradecimento pela oportunidade e confiança que em mim depositaram.
Foram dias muito intensos e extremamente cansativos, mas a boa vontade manifestada por todos era tão contagiante que o evento foi um grande sucesso para todos os envolvidos (ver aqui  e aqui ).


 7- O que é que os noivos podem esperar de novo quando o contratam?

Penso que ao longo das perguntas anteriores acabei por ir respondendo a esta também. Gosto de um estilo próximo da foto-reportagem com o mínimo de interferência da minha parte no decorrer do evento em si, mas estando sempre presente para captar todas as peripécias e as várias perspectivas de todos aqueles que estão presentes, tentando não esquecer os pormenores que muitas vezes os noivos, que tiveram tanto
trabalho na sua preparação, acabam
por não ter oportunidade de aproveitar ou mesmo de ver.
Além do relato mais normal, a minha função também passa por lhes mostrar uma história daquilo que eles não presenciaram directamente naquele dia, já que não conseguem estar em todo o lado em simultâneo. Por fim, tudo isto tem ser aliado a um estilo de edição muito cuidado e delicado que seja do agrado dos noivos e que julgo ser ainda muito descurado nos trabalhos que se fazem actualmente.


8- Qual é o seu maior sonho enquanto fotógrafo?

Gostava de conseguir aliar às actividades que actualmente pratico em fotografia,  com fotografia de viagens tiradas por este mundo fora, que retratam o viver de outros povos e outras culturas.

9- Complete a frase: Para poder fotografar sou capaz de….

Ser ousado e arriscar.


Obrigada Rodrigo Vargas, pela sua simpatia e disponibilidade.


Entrevista aos fotógrafos NJmattos

Tive o prazer de realizar uma entrevista aos fotógrafos NJmattos, dois irmãos com uma paixão em comum, o gosto pela fotografia.

Esta equipa é sem dúvida uma lufada de ar fresco, cheia de ideias revigorantes e inspiradoras .

Fotografam com o coração e conseguem registar a cada click gestos, emoções e sentimentos que ficarão para sempre eternizados!

Aventureiros por natureza, não têm medo de arriscar no que acreditam e surpreender o mercado fotográfico com as suas ideias!


Sigam a entrevista:

1 – Fotografar sempre foi o vosso sonho?

Fotografar corre-nos no sangue que já vem dos nossos antepassados. O nosso avô paterno era um amante de fotografia e deixou-nos umas relíquias com as quais ele fotografava há mais de 50 anos atrás.

Sempre tivemos um enorme gosto pela fotografia de Retrato e por acréscimo fotografia Social. Por outro lado sempre fomos fascinados pela vertente de paisagem (natural e urbana). O mais engraçado é muitas das vezes conseguirmos conciliar esta paixão da Natureza com os nossos casais, mesmo que para isso tenham que “congelar” alguns segundos para se conseguir a correta exposição.


2 - Como caracterizam o vosso estilo?

Achamos ter um estilo muito próprio. Temos inclusive o objetivo de empregar em cada trabalho que realizamos uma ideia única e inovadora. Relativamente ao nosso estilo, abordamos um misto entre foto-reportagem e um conceito novo que andamos a explorar, designado por Fashion Wedding.


3 - O que tem de especial para vocês serem fotógrafos de casamentos?

Tem de especial estarmos presentes nos momentos mais importantes da vida de duas pessoas e registar esses momentos que serão relembrados para todo o sempre. Ao mesmo tempo de podermos viver todas estas emoções temos sempre um sentido de responsabilidade do tamanho do mundo.




4 - A fotografia de casamento exige muita criatividade para não ser apenas mais uma foto. Onde se inspiram?

Nos noivos. A nossa inspiração vem de imensas fotos que devoramos diariamente. Estudamos muito os noivos e como já foi referido, tentamos em cada trabalho dedicar uma foto que seja única e que diga respeito a quem teve o prazer de ser fotografado. Temos imensas histórias, desde termos levado uma melancia para um casamento passando por termos levado um cadeirão com almofadas em plenas dunas da praia da Comporta. Como estas há outras histórias exclusivas que identificam "aquele" casamento.


5 - Qual foi o momento mais marcante da vossa carreira?

O momento mais marcante na nossa carreira penso que não conseguimos eleger apenas um. Nunca mais nos iremos esquecer da primeira sessão fotográfica que fizemos e depois o primeiro casamento; teremos que destacar a viagem a Londres onde fotografamos 12 casais numa enorme “overdose” de fotografias envolto num imenso aparato à volta dos casais que levámos connosco. Foi sem qualquer duvida um momento muito marcante.


6 - O que os levou e os leva a organizarem a “Brides Parade”?
 
"Brides Parade" não é o termo correto para designar este tipo de aventuras pelo mundo fora, não se trata de um desfile de noivas, gostamos de pensar que é um LOVE IN... porque os casais são fotografados individualmente, pois embora surjam com naturalidade amizades dos grupos que são formados, o que os casais querem mesmo é tirar "aquela" fotografia a dois para depois poderem ter uma moldura lá em casa.

A ideia surgiu das imensas conversas que os manos têm diariamente sobre fotografia sob forma de preencher aqueles meses de Inverno que são muito longos e partiu do nada. Pensámos inicialmente em levar apenas 4 casais, depois 6 e quando demos por nós tínhamos 12 casais que foram atrás desta aventura.

Atualmente temos organizada a Love in…Paris, a Love in... Veneza, ambas em Outubro de 2012, e um ano mais tarde a Love in… New York. De salientar que temos casais em lista de espera para cada uma 3 das sessões. Neste momento e para sermos muito sinceros, já nos sugerem determinados locais por esse mundo fora, por exemplo a Austrália.

 7 - Sei que já têm várias “Brides Parade” agendadas, o que os leva a voltar a viver tudo novamente?

Um dos objetivos das sessões LOVE in... é tentar proporcionar umas fotos diferentes em locais que ninguém pensava ir um dia,  quanto mais ser fotografado. Depois dá-nos um enorme prazer organizar as viagens. Ambos adoramos viajar, todos os pormenores são pensados ao ínfimo detalhe para que nada falte. Por exemplo a próxima viagem a Paris, estamos a organizar ao minuto, sabemos que é sempre difícil cumprirmos com o planeado mas uma boa organização é meio caminho andado para o sucesso, o resto temos que deixar para os casais que estão muito motivados e recetivos a todas as nossas solicitações. É nas doses de alguma loucura que se conseguem registos digamos que diferentes daquilo que é habitual, se calhar isto que acabámos de dizer define um pouco o nosso estilo.


8 - Como foi a aceitação por parte do público?

A aceitação tem sido muito positiva, nunca pensámos que a nossa visão chegasse tão longe.Temos imensa pena em não podermos estar em todos os trabalhos que diariamente nos são propostos. O nosso “Verão” começou em Janeiro e agora a partir de Maio até Novembro não vamos ter descanso.

9 - Qual é o vosso maior desejo enquanto fotógrafos?

Desejamos continuar a ter a aceitação que temos tido até aqui, sabemos que depende muito da nossa evolução e acompanhamento das novas tendências. O resto vem por acréscimo.

Em termos pessoais, gostávamos muito que a marca NJmattos Photography passasse mais para além fronteiras. Somos uns apaixonados por fotografia e queremos continuar a evoluir trabalho após trabalho nunca pensando que sabemos tudo.

10 - O que é que os noivos podem esperar de novo quando os contratam?

Podem esperar um sentido de responsabilidade muito grande. Não existem dois casamentos iguais. Ajustamos as nossas ideias a cada trabalho que somos contratados como sendo um trabalho único. Podem esperar profissionalismo e  muito empenho que o dia do seu    casamento possa ser lembrado para sempre…

11 - Completem a frase: Para podermos fotografar somos capazes de….

Ir até ao fim do Mundo para conseguirmos aquela foto.


Obrigada NJmattos pela vossa simpatia e disponibilidade e por partilharem um bocadinho dos vossos sonhos connosco!


Entrevista à empresa Sabores da gula

Hoje trago-vos uma entrevista que me deu especial gosto fazer, pois eu sou uma gulosa e os bolos e doces que estas duas amigas fazem são uma tentação!
A Carla e a Susana são duas amigas apaixonadas pela doçaria, juntaram-se e formaram a empresa Sabores da gula.
Fazem doces com prazer, mestria e técnica e procuram relembrar os doces sabores de antigamente!

Acompanhem a entrevista:

 1 – Como surgiu a ideia de formarem a empresa Sabores da gula?

Tínhamos acabado de terminar um curso de pastelaria, e com o gosto que temos pelo perfeito e bem feito, e o incentivo que tivemos das pessoas que nos rodeavam, decidimos aventurarmo-nos.
 E cá estamos, com pouco mais de um ano de vida e sempre a crescer...
2 – Qual é o segredo para os vossos bolos serem uma verdadeira delicia? Quais são as massas e os recheios mais solicitados?
Acima de tudo a escolha criteriosa dos melhores ingredientes e tudo feito de modo tradicional. Depois a frescura e uma pitada de bom gosto!
A massa mais pedida é sem dúvida a de chocolate com recheio de creme de leite, uma deliciosa combinação!
 3 – Têm o hábito de se juntar com os noivos para fazerem a degustação de vários tipos de bolo?
Sim, normalmente os noivos querem fazer a degustação de várias massas e recheios e disponibilizamo-nos para isso, assim como damos o nosso contributo no que diz respeito à decoração do bolo, sugestões de ofertas, etc...
Manda a tradição que o dia seja perfeito, e como tal tudo fazemos para que realmente o seja! :)
4- Com quanto tempo de antecedência se deve encomendar o bolo da noiva? Como calculam o número de fatias?
Pedimos no mínimo 15 dias de antecedência, para que tudo possa ser tratado atempadamente e sem contratempos.
A quantidade geralmente é calculada consoante o número de pessoas, depende do evento e dos próprios clientes.






5 – Onde vão buscar a inspiração para as vossas criações?
Nós somos designers gráficas de formação, de modo que há muito que nos acompanha o bichinho pelas artes, pelo desenho, pelos trabalhos manuais. A paixão que pomos naquilo que  fazemos, a busca do perfeito e harmonioso, simples mas bonito, é o que procuramos transmitir em cada bolo que fazemos.
6 – Qual foi o bolo mais original que já fizeram?
Pergunta difícil! Cada um é pensado à medida de cada cliente, uns com mais liberdade de criação que outros, mas todos feitos com imaginação e seguindo a máxima "menos é mais".
7- Qual é a tendência actual para os bolos de casamento?
 
Não há propriamente uma tendência actual, mas existe sim, uma maior preocupação com a combinação do bolo com o restante evento, desde o convite, às flores, até à decoração, a uns simples sapatos, tudo tem de estar em perfeita harmonia.

8- O bolo faz parte da decoração ou é uma peça de decoração?
Faz parte da decoração claro! São muitas as situações em que ouvimos "até é pena comer", mas a qualidade dos nossos bolos não está só na apresentação mas também no sabor, por isso a degustação é sem dúvida importante para a celebração ficar completa. A beleza ficará certamente registada em fotografia :)

Obrigada Carla e Susana pela vossa doçura e por partilharem um bocadinho dos vossos conhecimentos connosco!





Entrevista à empresa Live Wedding Video


Foi com um enorme prazer que entrevistei a empresa Live Wedding Video.

A Live Wedding Video é uma equipa de videógrafos constituída pelo Sérgio Brilha e pelo Alexandre Rodrigues.

São profissionais como estes que fazem toda a diferença no seu casamento!


Captam imagens, sons, palavras, movimentos e emoções com o coração e transformam momentos únicos e irrepetíveis em memórias que poderão ser recordadas para sempre, vezes sem fim…

Sigam a entrevista:

1- Como surgiu a ideia de se juntarem e formarem a Live Wedding Video?
Eu (Sérgio Brilha) e o Alexandre Rodrigues já trabalhávamos juntos noutros projectos de televisão. A Live Wedding Video surge para mostrar que o vídeo de casamento pode ser diferente, divertido e apaixonado.

2- Como definem o vosso estilo?
Procuramos fazer uma reportagem divertida, dinâmica e sempre atentos às emoções vividas. A nossa mais-valia é mostrar tudo isto no próprio dia de casamento.

3 - Qual é o formato que utilizam para registarem o filme de casamento?

Gravamos tudo em full-hd, dispomos também de dslr´s e alguns acessórios.

4 - Quantos operadores aconselham para cobrir um evento?
Para que possamos utilizar todo o material ao nosso dispor e captar mais e melhores momentos aconselhamos 2 operadores de câmara.

5- Qual ou quais as partes favoritas do vosso trabalho?
Nós vimos o trabalho como um todo, damos importância a todos os pormenores. O resultado disso mesmo é a reacção que sentimos aquando da projecção do vídeo. Os convidados e os noivos acabam por ser os nossos melhores críticos.

6 - Há ainda quem desvalorize a contratação de videógrafos para a cerimónia uma vez que estes irão captar as mesmas imagens que o fotógrafo. Qual a razão para que os noivos devam contratar quem lhes faça o vídeo de casamento?
A fotografia e o vídeo são conceitos totalmente diferentes. O vídeo capta imagem em movimento e também audio. Logo, a abordagem e o resultado final vão ser distintos da fotografia.

7 - O que tem de especial para vocês “serem os olhos” dos noivos?
Nós mostramos as situações que escapam aos noivos e também fazê-los recordar todas as emoções que viveram no dia de casamento.

8 – Como descrevem o mercado da vídeo reportagem de casamentos em Portugal?
Tem vindo a evoluir bastante, neste momento o vídeo está a ser mais reconhecido, havendo já opções com grande qualidade.

9 - O que é que os noivos podem esperar de novo quando os contratam?
Além de terem uma boa reportagem do casamento, garantimos uma animação extra com a projecção do vídeo.

10- Qual o vosso maior sonho enquanto videógrafos?
O nosso sonho é estar sempre a evoluir e sermos reconhecidos pelo bom trabalho que desempenhamos.

Agradeço mais uma vez pela vossa amizade, simpatia e disponibilidade. Pessoal 5 estrelas! Parabéns!



Enrevista à empresa VIP Weddings Films

Donos de um estilo totalmente inovador, a VIP Weddings Films promete nos seus vídeos originalidade, criatividade, surpresa e muita diversão!

Sabem a arte de contar as emoções como ninguém!!
Se quer ter um momento único na sua vida eternizado para sempre a VIP Weddings Films é a melhor forma de o conseguir!



Acompanhem a entrevista:

1-Como surgiu a ideia de se juntarem e formarem a VIP Weddings Films?
A ideia da VIP Weddings Films surgiu da fusão entre as 2 empresas Vision TV e a Casamento VIP, decidimos que queríamos cada vez mais o mercado internacional e daí o nome e o conceito.

2-Como definem o vosso estilo?
O nosso estilo é reportagem-clip, ou seja uma fusão entre a reportagem tal como tem de ser registado mas também em clip quando o momento e as imagens pedem, a ideia no fundo é nunca perder o ritmo e contar a história de uma maneira muito própria, personalizada.

3- Qual é o formato que utilizam para registarem o filme de casamento?
Utilizamos as DLSR´s, temos vários equipamentos e acessórios, a qualidade é superior ao normal HD pois as lentes de cinema fazem a diferença, podemos dizer que é cinema digital.

4- Quantos operadores aconselham para cobrir um evento?
Aconselhamos sempre 2 operadores, não tem a ver com o número de convidados mas sim com os momentos chave, assim no terreno existe um melhor trabalho de equipa e a reportagem fica bastante mais completa.

5-Qual ou quais as partes favoritas do vosso trabalho?
A parte favorita do nosso trabalho é mesmo quando surpreendemos o cliente com o clip do dia, no próprio casamento juntamente com a família e amigos.

6- Há ainda quem desvalorize a contratação de videógrafos para a cerimónia uma vez que estes irão captar as mesmas imagens que o fotógrafo. Qual a razão para que os noivos devam contratar quem lhes faça o vídeo de casamento?
Uma coisa não substitui a outra, mas é certo que passados 2, 3 anos, as sensações de ver um vídeo são bem diferentes das de ver um álbum de fotografias. O vídeo tem movimento, tem som e transmite momentos que os próprios noivos nem se aperceberam no dia.

7- O que tem de especial para vocês “serem os olhos” dos noivos?
Não vemos como os "olhos dos noivos" mas sim um olhar diferente que pode contar uma história ainda mais bonita do que foi ou que os noivos se tenham apercebido.

8– Como descrevem o mercado da vídeo reportagem de casamentos em Portugal?
Em Portugal só existem 2 patamares, os maus e amadores e os bons e grandes artistas, eu aconselho vivamente quando falarem com um videógrafo, que lhes peçam para lhes mostrar um trabalho completo.

9- O que é que os noivos podem esperar de novo quando os contratam?
Um serviço personalizado e inovador, assim o mercado internacional o exige.

10-Qual o vosso maior sonho enquanto videógrafos?
Ganhar um WEVA para Portugal!


Obrigada pela vossa simpatia e por partilharem um bocadinho da vossa história connosco!




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...