terça-feira, 24 de abril de 2012

Entrevista ao fotógrafo Rodrigo Vargas

Rodrigo Vargas é um fotógrafo freelancer amante da fotografia espontânea.

A profissão de freelancer cresceu muito nos últimos anos e o trabalho está sendo muito valorizado por empresas do ramo.

Dono de um estilo próprio na hora de fotografar, já tem a admiração de vários profissionais na área.

Rodrigo Vargas é sem dúvida um nome a memorizar!


Sigam a entrevista:

 1- Sempre quis ser fotógrafo?

Não, a fotografia até surgiu algo tarde, já na era digital, uma vez que até aí sempre tive poucas oportunidades para experimentar a fotografia. Mesmo depois do interesse surgir de uma forma muito vincada, demorei ainda bastante tempo até pôr a fotografia como hipótese profissional, pois penso que profissionalmente vai ser uma profissão com cada vez mais altos níveis de oferta e logicamente de exigência por parte do cliente. Não gosto de dar passos maiores que as pernas e portanto tenho tido um percurso cauteloso mas ambicioso também.

2 - As suas deslocações são a nível nacional, internacional ou ambas?

Estou disponível para a realização de reportagens por qualquer parte do país ou mesmo a nível internacional, ainda que para deslocações maiores tudo tem de ser devidamente planeado para que a distância não possa constituir qualquer entrave ao bom desempenho da minha actividade.

 3- Como caracteriza o seu estilo?

Desde cedo, quando comecei a fotografar de uma forma mais séria, que rapidamente identifiquei que aquilo que mais me agrada é fotografar pessoas.
Pessoas de todos os tipos, a fazer as coisas mais banais em locais por onde passem todos os dias.
Para mim a fotografia sempre foi isto, o registo do espontâneo e a aproximação aos outros.
Desta forma a reportagem surgiu de forma bastante natural, primeiro ao nível de cobertura de eventos musicais e actualmente também ao nível da reportagem de casamento.


4 -O que tem de especial para si ser fotógrafo de casamentos?

Na fotografia de casamentos dão-me liberdade para fazer aquilo de que mais gosto, poder captar as expressões, os momentos que sirvam para no fim se conseguir contar uma história que permita recordar todos desenvolvimentos daquele dia tão especial para os noivos, familiares e amigos mais chegados.









5- A fotografia de casamento exige muita criatividade para não ser apenas mais uma foto. Onde se inspira?

Considero esse um ponto essencial a qualquer pessoa que queira ter sucesso nesta área.
É fundamental estar a par do que melhor se faz tanto em Portugal como lá fora. Já existe grande quantidade e qualidade de trabalhos divulgados nesta área o que não só serve para elevar os padrões do cliente como também para inspirar qualquer profissional da área.

 6 - Qual o trabalho que lhe deu mais "gozo" fazer?

Tenho de destacar a experiência no London Brides Parade 2011, através da empresa NJmattos photography, a quem deixo o meu profundo agradecimento pela oportunidade e confiança que em mim depositaram.
Foram dias muito intensos e extremamente cansativos, mas a boa vontade manifestada por todos era tão contagiante que o evento foi um grande sucesso para todos os envolvidos (ver aqui  e aqui ).


 7- O que é que os noivos podem esperar de novo quando o contratam?

Penso que ao longo das perguntas anteriores acabei por ir respondendo a esta também. Gosto de um estilo próximo da foto-reportagem com o mínimo de interferência da minha parte no decorrer do evento em si, mas estando sempre presente para captar todas as peripécias e as várias perspectivas de todos aqueles que estão presentes, tentando não esquecer os pormenores que muitas vezes os noivos, que tiveram tanto
trabalho na sua preparação, acabam
por não ter oportunidade de aproveitar ou mesmo de ver.
Além do relato mais normal, a minha função também passa por lhes mostrar uma história daquilo que eles não presenciaram directamente naquele dia, já que não conseguem estar em todo o lado em simultâneo. Por fim, tudo isto tem ser aliado a um estilo de edição muito cuidado e delicado que seja do agrado dos noivos e que julgo ser ainda muito descurado nos trabalhos que se fazem actualmente.


8- Qual é o seu maior sonho enquanto fotógrafo?

Gostava de conseguir aliar às actividades que actualmente pratico em fotografia,  com fotografia de viagens tiradas por este mundo fora, que retratam o viver de outros povos e outras culturas.

9- Complete a frase: Para poder fotografar sou capaz de….

Ser ousado e arriscar.


Obrigada Rodrigo Vargas, pela sua simpatia e disponibilidade.



1 comentário:

  1. Oiê,
    Obrigada pela sua visita e o seu comentário lá no meu blog.
    Amei a foto com os gatinhos, lindooos!! :DDD

    beijoos...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...